ACP lança a primeira Jornada de Psiquiatria da Infância e Adolescência

ACP lança a primeira Jornada de Psiquiatria da Infância e Adolescência

O evento terá uma abordagem multidisciplinar, discutindo temas em torno da saúde mental de crianças e adolescente.

Nos dias 05 e 06 de agosto de 2016, a Associação Catarinense de Psiquiatria, ACP, promove a primeira Jornada de Psiquiatria da Infância e Adolescência (PIA), com o tema: Infância e Adolescência na Atualidade: Abordagem Multidisciplinar. O evento reunirá profissionais das áreas de psiquiatria, fonoaudiologia, psicologia, jurídica, pedagogia, serviço social, além da presença do Dr. Luís Augusto Rohde, de renome internacional, atual presidente da Federação Mundial de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

A iniciativa da ACP em lançar esse evento veio da necessidade de ampliar e fortalecer discussões sobre problemas da infância e adolescência, de uma maneira multidisciplinar, e que ainda pudesse promover capacitação de profissionais. O médico psiquiatra Dr. Marcelo Calcagno Reinhardt destaca certos cuidados que se deve ter quando se fala de psiquiatria voltada para infância e adolescência: “Precisamos ter um cuidado em poder orientar e dar uma avaliação bastante completa, em que não apenas a criança ou adolescente será avaliado, mas o ambiente familiar e escolar, problemas destes outros membros familiares, e questões referentes aos ambientes em que o paciente está inserido. Além disso, muitas vezes, precisamos (se não sempre) de avaliações de colegas de outras áreas, como psicologia, pedagogia, fonoaudiologia, neurologia, por exemplo.”. Por isso, um evento com uma proposta multidisciplinar se faz tão relevante.

Entre os temas debatidos estão:

– Como Lidar com as Drogas na Adolescência?
– Quando as coisas não vão bem na escola
– Desafios no Tratamento dos pacientes com Transtornos do Espectro Autista (TEA)
– Infância e Adolescência na Era Digital
– Situações de risco na Escola
– Quando Medicar Crianças e Adolescentes?
– Existe TDAH de início apenas na idade adulta?

Para a Comunidade

A Jornada da Infância e da Adolescência da ACP também vai promover uma palestra aberta a comunidade com o tema: “Como pensar o Autismo hoje?”. Os interessados devem se inscrever gratuitamente para a palestra no site: www.eventos.acp.med.br, e levar um quilo de alimento não perecível no dia da palestra, que vai ser realizada no dia 06 de agosto, sábado, às 17h no Mercure Florianópolis Convention, Rod. Admar Gonzaga, 600 – Itacorubi CEP: 88.034-000 – Florianópolis/SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *