Como a psicologia pode auxiliar na prática odontológica

Como a psicologia pode auxiliar na prática odontológica

Ter medo de dentista é algo muito comum. Quando esse medo interfere no diagnóstico e na solução do problema a situação precisa de uma atenção especial. Em outros momentos, o próprio problema físico do paciente é desencadeado por questões emocionais. São nesses casos que a psicologia pode ajudar os dentistas. Esse ainda é um ramo pouco aplicado nos pequenos centros, mas que já demonstra um crescimento.

Segundo a psicóloga e professora da Unisul, Valdirene Bruning, a psicologia pode ajudar também o próprio profissional da odontologia. “A psicologia pode contribuir tanto no sentido de humanizar o trabalho do profissional, quanto auxiliar na identificação de demandas e no manejo de diferentes tipos de pacientes ou queixas”, esclarece.

Fatores psicológicos

Alguns problemas odontológicos podem ter causas mais profundas e que envolvem outras áreas do corpo, como por exemplo o lado emocional do paciente. A professora Valdirene explica que é necessário que o dentista compreenda o paciente de uma forma mais geral, levando em conta todos os outros fatores. “Os psicólogos podem auxiliar o dentista na compreensão dos aspectos psicológicos relacionados às diferentes queixas. Podemos exemplificar o caso da relação entre ansiedade e disfunção temporomandibular, bruxismo e a relação entre estresse e cárie dental”.

Mercado em crescimento

O trabalho integrado entre psicologia e odontologia ainda é novo e não é comum em pequenos centros. De acordo com Valdirene, na região, ainda está sendo iniciada a prática de encaminhamento entre os profissionais das duas áreas. “Vejo que há um nicho de mercado bastante promissor. As pesquisas científicas em odontologia incluindo questões psicológicas tem aumentado bastante, assim como a publicação de livros e artigos. Isso mostra um campo em crescimento”, finaliza.

Fonte: Portal Unisul Hoje

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *