Conselho local de saúde Bairro Naspolini discute ações com secretário Robson Franciscone

Conselho local de saúde Bairro Naspolini discute ações com secretário Robson Franciscone

Nesta segunda-feira 17, o conselho de saúde local Antônio Mauricio Gomes se reuniu para avaliar as melhorias já adquirias e propor novas ações e fazer novos pedidos ao secretário.

IMG_0726 IMG_0727 IMG_0729 IMG_0725

Reinvindicações do conselho já atendida:

Melhoria na sala odontológica, Aquisição de itens para a cozinha, reforma na cobertura física da unidade, instalação de ar condicionado nas salas, contenção de umidade, pinturas e demais ações.

De acordo com o secretário da saúde Robson Franciscone, é muito importante participar das reuniões dos conselhos locais para ver de perto a situação das unidades. “Aqui no Bairro Naspolini as reuniões se concentram em propostas coletivas e não individuais como acontecem as vezes em outras reuniões de outros conselhos locais! É importante que os conselhos locais nos convide para discutir propostas que irão comtemplar a maioria dos usuários. Para questões particulares os profissionais da saúde local ou municipal pode fazer o atendimento e encaminhar o problema, e se for de meu alcance irei resolver. No entanto, aqui no Bairro Naspolini, dentro das possibilidades estamos resolvendo com o conselho local os problemas de forma continua como estamos fazendo! ” Disse o secretário.

O presidente do conselho local Marcio José Martinho também falou sobre as melhorias na unidade. “Com a criação do conselho local já alguns anos a unidade vem recebendo melhorias significativas. Através da organização dos conselheiros é possível fazer reinvicações na qual as mesmas sejam atendidas. A gestão pública não faz melhorias quando não vê interesse dos moradores, e um conselho local como o do Bairro Naspolini faz toda a diferença. Em 2015 participei da criação de 7 conselhos locais que aconteceu em todos os ESFs no município que foi coordenado pelo conselheiro Beto Madeira, mas poucos estão em atividade. Os usuários ainda não perceberam a força que tem um conselho em boa atividade. Aqui em nossa comunidade os resultados são visíveis, graças ao conselho local que não tem preguiça de se organizar pois sabe dos benefícios. Quero parabenizar o secretário Robinho por estar presente sempre quando é comunicado, pois ele sabe que quando nós nos reunimos é para discutir assuntos e fazer pedidos coletivos e não para fazer pedincho particulares” comentou Marcio Martinho.

Os conselheiros aproveitaram a presença do gestor da saúde para encaminhar alguns pedidos como: mais iluminação em torno do ESF, a criação de uma horta comunitária com ervas medicinais nos espaços vazios da unidade de saúde local e demais pedidos.

Texto e fotos: TVRsul

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *