Em oficina, sociedade discute propostas para a bacia do Rio Urussanga

Em oficina, sociedade discute propostas para a bacia do Rio Urussanga

Na elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Urussanga, a participação dos usuários de água, Poder Público e população em geral está contribuindo para o planejamento da gestão da água no futuro. Nesta terça-feira, dia 16, em Morro da Fumaça, uma oficina de capacitação debateu o enquadramento dos corpos d’água, que se refere a meta de qualidade a ser alcançada de acordo com os usos pretendidos.

oficina de enquadramento (9)

O encontro foi conduzido pelo engenheiro sanitarista e ambiental, Vinicius Raghianti, da equipe técnica do Plano, com comentários do gerente de planejamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (SDS), Rui Batista Antunes Gerente, e pela técnica da SDS, Gisele de Souza Mori. Na oportunidade, os participantes discutiram propostas para a bacia do Rio Urussanga levando em consideração os usos da água e requisitos de qualidade, e considerando os aspectos da condição atual, anseios e limitações.

A elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Urussanga é desenvolvida pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e supervisionada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (SDS) e pelo Comitê da Bacia do Rio Urussanga. A previsão de entrega do documento é novembro de 2019.

O cronograma de etapas e ações segue com a execução das etapas D e E. A primeira é relacionada ao prognóstico das demandas hídricas e consiste na projeção futura tanto de superficiais quanto de subterrâneos. Além disso estabelece a situação de equilíbrio entre oferta e demanda quantitativa e qualitativa de água. Já a etapa E se refere à elaboração final do Plano com definição de objetivos, metas e estratégias, e ações de curto, médio e longo prazo.

CONTATOS PARA ENTREVISTA:
Celso Albuquerque – Coordenador geral do Plano – (48) 99947-3294
Leonardo Porto Ferreira – Coordenador técnico do Plano (48) 99934-2598

Cenilda Maria Mazzucco – Mobilização e cadastro – (48) 99146-7978                             

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *