Encontro Regional “O Brasil que cuida de suas águas” – Regiões Hidrográficas do Atlântico Sul e Uruguai

Encontro Regional “O Brasil que cuida de suas águas” – Regiões Hidrográficas do Atlântico Sul e Uruguai

1.              O Ministério do Meio Ambiente, em parceria com o Fórum Gaúcho de Comitês de Bacias Hidrográficas, o Fórum Catarinense de Comitês de Bacias Hidrográficas e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí – RS, convida Vossa Senhoria para participar do Encontro Regional “O Brasil que cuida de suas águas: construindo as bases para o Programa Nacional de Revitalização de Bacias Hidrográficas – Regiões Hidrográficas do Atlântico Sul e Uruguai”, a realizar-se nos dias 10 e 11 de outubro de 2018, no Hotel Embaixador, Porto Alegre, RS.

2.               O Encontro Regional “O Brasil que cuida de suas águas” visa integrar e mobilizar instituições parceiras, comitês de bacias e sociedade civil para contribuir com o processo de construção do Programa Nacional de Revitalização de Bacias Hidrográficas com vistas à preservação, conservação e recuperação dos rios brasileiros com foco nas Regiões Hidrográficas do Atlântico Sul e Uruguai.

3.               A gestão das águas demanda uma abordagem abrangente e integrada. Tal fato é evidenciado pela Agenda 2030, onde o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 6 visa assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água. Entre suas metas destacam-se a implementação da gestão integrada dos recursos hídricos e a proteção dos ecossistemas relacionados com a água – como florestas, rios, zonas úmidas, aquíferos e lagos.

4.                  Nesse sentido, a revitalização se apresenta como uma oportunidade para a implementação da Agenda 2030 por contribuir com a melhoria das condições de oferta de água, em quantidade e qualidade, integrando a gestão das águas com a gestão ambiental e demais políticas públicas. Pretende-se com isso criar sinergias, otimizando esforços institucionais e investimentos, tendo a bacia hidrográfica como unidade de planejamento e gestão.

5.                   Para realizar a inscrição do referido Encontro, acesse o link:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeKPxkIon2Y9TP1TMGCI0njvHzuLqILKPXO2Ri9KtRD9OYSLg/viewform?c=0&w=1

6.                   Informamos que a programação será encaminhada em breve. Para maiores informações contatar a Sra. Mayara Rocha do Departamento de Revitalização de Bacias Hidrográficas e Acesso à Água – Telefone: (61) 2028-2127; E-mail: mayara.silva.terceirizada@mma.gov.br.

Atenciosamente,

RENATO SARAIVA FERREIRA

Diretor de Revitalização de Bacias Hidrográficas e Acesso à Água

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *