Encontro reúne entidades, representantes públicos e empresários para planejamento da Procissão Senhor dos Passos

Encontro reúne entidades, representantes públicos e empresários para planejamento da Procissão Senhor dos Passos

Encontro reúne entidades, representantes públicos e empresários para planejamento da Procissão Senhor dos Passos

O maior evento religioso do sul do país acontece nos 17 e 18 de março em Florianópolis

Foi realizada na manhã desta quinta-feira, 01 de março, na CDL em Florianópolis, a reunião de planejamento estratégico da Procissão do Senhor dos Passos que celebra em 2018 sua 252ª edição. A comissão organizadora, liderada pelo membro da Irmandade Senhor Jesus dos Passos, Rogério Laureano, apresentou todo planejamento já executado e as demandas, compartilhando com as demais entidades, Prefeitura, Polícia Militar, Guarda Municipal, Comcap, Floram, Ipuf, Fundação Franklin Cascaes, Secretaria de Assistência Social, Departamento de Vigilância e Saúde, Diretoria de Trânsito e Corpo de Bombeiros para a realização do evento. Dentre as principais demandas foi o alinhamento junto aos órgãos competentes referente às melhorias na cidade, com maior enfoque no trajeto, visando manter a tradição e a segurança dos fiéis.

Dentre as necessidades apresentadas, as necessidades de reparo de calçamentos e manutenção dos acessos e acessibilidade, desobstrução de áreas para não gerar estrangulamento na passagem dos cortejos, melhorar a iluminação noturna do trajeto, controle do trânsito, garantir o trajeto desobstruído de veículos estacionados, manutenção dos estacionamentos para os espectadores dos cortejos e com o preço padrão já praticado, ampliação das linhas de ônibus coletivos e seletivos e garantir a segurança de populares espectadores e dos

cortejos por todo o percurso.

“Tradição entre os católicos catarinenses desde 1766, a Procissão do Senhor dos Passos é realizada anualmente, sempre 15 dias antes da Páscoa, mobilizando milhares de fiéis no cortejo pelas ruas do Centro de Florianópolis – a última edição, em 2016, reuniu mais de 60 mil pessoas. A expectativa para este ano é de superar os 60 mil participantes. Atualmente, a Procissão é considerada o maior evento religioso do sul do Brasil, sendo o segundo maior do país. O público, principalmente os jovens, vem ano após ano renovando sua fé. Num passado recente eram 5 mil pessoas nas ruas. Em 2015 foram 60 mil pessoas, que mesmo com a chuva torrencial de sábado, que transformou ainda mais o momento em uma magia, quanto no sol de domingo, reafirmaram sua fé e devoção ao Senhor dos Passos. Em 2016 o público foi superior a 60 mil pessoas, em uma edição comemorativa, alusiva aos 250 anos da procissão. “E isso se dá exclusivamente pela dedicação de voluntários que se dedicam para manter essa tradição viva”, destacou o coordenador da comissão organizadora da Procissão, Rogerio Laureano.

O secretário Municipal de Cultura, Esporte e Juventude, Márcio Luiz Alves, esteve presente representando o prefeito em exercício, Guilherme Pereira, destacou a importância da Procissão não apenas para Florianópolis, mas sim para história de Santa Catarina. “Muito nos orgulha que a nossa Procissão tenha recebido em 2017 o título de Patrimônio Imaterial de Florianópolis e não mediremos esforços para que a edição deste ano seja mais uma bela celebração de fé, a prefeitura, com todas as secretarias, está engajada em atender a todas as necessidades e realizar as melhorias para que tenhamos, independente de situações climáticas, um momento de celebração ímpar”, destacou.

Vale lembrar que a Procissão do Senhor dos Passos é Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina, conforme Decreto n° 2.504 de 2006. Está em processo de ser registrada como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), todo registro fotográfico e documental já foi realizado durante os anos de 2014, 2015,  2016 e 2017 e agora tramita em questões burocráticas. O IPHAN, procurado, informou que não comenta sobre o andamento do processo.

No próximo dia 08 de março, às 8h30, será realizado o café da manhã de lançamento para imprensa da Procissão Senhor dos Passos, na Capela Menino Deus, no Imperial Hospital de Caridade, para que a Irmandade do Senhor dos Passos apresente as novidades e cronograma das atividades, contando também com a participação da comunidade.

Programação da Procissão Senhor dos Passos 2018:

DOMINGO | 11/03

08h – Missa na Capela Menino Deus da Investidura de Novas(os) Irmãs e Irmãos.

QUARTA-FEIRA | 14/03

19h30 –  Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento na Capela Menino Deus.

QUINTA-FEIRA | 15/03

A partir das 6h30 – Tradicional Lavação da Imagem do Senhor Jesus dos Passos na Capela Menino Deus.

09h – Missa e Administração do Sacramento da Unção dos Enfermos na Capela Menino Deus.

19h30 – Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento na Capela Menino Deus.

SEXTA | 16/03

19h30 – Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento na Capela Menino Deus

DIA 17/03 – SÁBADO

DIA 18/03 – DOMINGO

SÁBADO | 17/03

07h30 – Procissão do carregador: No sábado da quinta semana da Quaresma, após a celebração da missa às sete horas da manhã, acontece a Procissão do Carregador. Começa com a mudança das alfaias, que compreendem vários objetos utilizados na Procissão como castiçais, mesas, suportes, escadinha da Verônica, baús e crucifixos, da Capela do Menino Deus para a Catedral.

18h – Missa na Capela Menino Deus em honra do Senhor Jesus dos Passos

20h – Transladação das imagens: as imagens são levadas no sábado à noite para a Catedral, onde ficam até à tarde de domingo, quando ocorre a cerimônia da Procissão.

Animador: Pe Márcio Alexandre Vignoli

DOMINGO | 18/03

9h30 – Missa na Catedral Metropolitana com a participação do Senhor Jesus dos Passos

Local: Catedral Metropolitana de Florianópolis

Celebrante: Dom Wilson Tadeu Jonck, SCJ.

16h – Procissão do Senhor Jesus dos Passos: representa um momento de profunda religiosidade popular, particularmente visível nos símbolos e rituais da preparação e celebração. Contagia todo o povo católico do mundo, a devoção ao Senhor Jesus dos Passos, no caminho de sofrimento, crucificação, morte e ressurreição de Cristo, passagem que se revive durante a Semana Santa, segundo o Calendário Litúrgico da Igreja Católica.

Pregador: Dom Orlando Brandes.

Adriana Laffin

Sócia-Diretora

+55 (48) 9 9998.7675 |+55 (48) 3223.4647

adriana@apoiocomunicacao.com.br

www.apoiocomunicacao.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *