Especialistas destacam papel da indústria na geração de emprego

Especialistas destacam papel da indústria na geração de emprego

Dados de entidades que representam a indústria automobilística mostram a recuperação do setor nós últimos meses, voltando a gerar emprego e renda no País. A expectativa de especialistas é de números cada vez melhores nos próximos meses.

Diretor do setor automotivo da consultoria KPMG, Ricardo Bacellar, afirmou que a retomada do emprego começou, com fábricas reativando turnos que haviam sido fechados por conta da crise passada. “A indústria local está fazendo investimentos consistentes no País. E há expectativa sim de que os empregos vão ser retomados”, avaliou.

Com produção que o coloca entre os principais fabricantes de automóveis no mundo, o Brasil tem um mercado consumidor amplo, com sua população de 200 milhões de habitantes. “São potenciais consumidores de produtos e serviços da indústria automotiva”, observou.

Novas tecnologias

De acordo com Bacellar, o setor automotivo vai passar por uma transformação e o carro, como é conhecido hoje, deve evoluir em um curto espaço de tempo. “A indústria passa pelo maior movimento de transformação da sua história em 100 anos”, ponderou. Por isso, na visão dele, o Brasil não pode ficar de fora desse movimento.

Por isso, as montadoras têm apostado em inovação e tecnologia para garantir as vendas no exterior e no mercado doméstico. Para o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Antonio Megale, a indústria brasileira “deve olhar de forma ampla para todas as tecnologias disponíveis”.

“Um grande desafio é como vamos nos inserir no mercado. Temos de olhar para o que está sendo feito lá fora. Precisamos inserir essas tecnologias e produtos aqui no Brasil para que possamos, gradualmente, fazer parte da discussão global do assunto”, defendeu.

Fonte: Portal Brasil, com informações da KPMG e da Anfavea

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *