Excesso de peso nas mochilas prejudica a postura das crianças

Excesso de peso nas mochilas prejudica a postura das crianças

Com o início do ano letivo batendo na porta, é hora dos pais se preocuparem com a compra do material escolar, uniforme e mochilas. Eis aí um grande impasse com as crianças. Enquanto elas querem aquela que está moda, os pais precisam levar em consideração a resistência e o conforto.

 SEDE3_14_P

Você sabe qual o peso ideal de uma mochila escolar? De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso inadequado de mochilas é um dos motivos que levam 85% da população a sofrer com dores nas costas. Para não prejudicar a coluna das crianças, o ideal é que o peso não ultrapasse 10% do peso corporal. Esta recomendação é da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.

O papel dos pais é conscientizar as crianças de que não é necessário carregar diariamente todos os materiais, livros, cadernos, canetinhas e lápis de cor. No Colégio Energia Florianópolis as crianças têm um armário à disposição para guardar apostilas, livros, cadernos. “Cada sala conta com um armário, as professoras armazenam os materiais e disponibilizam aos alunos antes das atividades. Dessa forma, eles carregam o mínimo de peso nas mochilas e levam para casa apenas quando há deveres”, explica a coordenadora da Educação Infantil do Colégio Energia Florianópolis, Clélia Seara.

Infelizmente nem todas as escolas contam com esse tipo de apoio aos estudantes, nestes casos os pais precisam ficar atentos ao peso e estrutura das mochilas. Preste atenção nessas dicas para fazer uma boa escolha:

ü  Escolha modelos com alças reforçadas e acolchoadas, pois elas distribuem o peso e sustentam melhor o acessório;

ü  Atenção a posição correta da mochila: deve ficar encostada na altura da lombar;

ü  Os modelos com rodinha são a melhor opção quando a criança precisa carregar muitos materiais, porém o ideal é que não haja muitas escadas.

Fotos: Divulgação Colégio Energia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *