Intenção de Consumo das Famílias aumenta 11,1% em maio

Pelo terceiro mês consecutivo, a intenção de consumo das famílias continuou a crescer. Em maio, o indicador da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) chegou aos 77,7 pontos. Frente a igual mês do ano passado, o avanço foi de 11,1%.

“A confiança das famílias segue em trajetória positiva”, observou Juliana Serapio, assessora econômica da CNC. “A melhora nas expectativas das famílias se dá, principalmente, pelas notícias favoráveis à retomada da economia, como a desaceleração da inflação, a queda dos juros e a liberação de recursos de contas inativas do FGTS”, explicou.

Esse indicador, semelhante a um termômetro, vai de zero a 200, e quanto maior a pontuação dele, maior é o nível de confiança dos consumidores. Em maio, esse desempenho melhor foi puxado pelas perspectivas de emprego, que avançaram 8,5% comparado a maio do ano passado.

Perspectivas para o comércio

Outros componentes do índice também apresentaram desempenho positivo nessa base de comparação. A perspectiva de consumo, por exemplo, cresceu 28,2%; momento para duráveis registrou alta de 20,4%. A CNC informou ainda que manteve, para 2017, a previsão de crescimento de 1,5% das vendas no varejo ampliado.

Fonte: Portal Brasil, com informações da CNC

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