Janaína vai realizar o sonho de se profissionalizar em culinária

Janaína vai realizar o sonho de se profissionalizar em culinária

Projeto de extensão da Unesc qualifica jovens e adultos de Criciúma (Fotos: Mayra Lima)

Era só a avó Vení ir até a cozinha que ela já ia correndo atrás. Janaína Caetano foi uma criança apaixonada pela culinária, um amor que cresceu e virou profissão. Hoje, ela trabalha como assistente de cozinha, mas não tinha nenhuma formação. Foi quando ela soube do projeto de extensão em Culinária Profissional e Segurança Alimentar da Unesc.

Janaína conta que as aulas trouxeram grandes conhecimentos, ela aprendeu receitas e macetes que nem imaginava. “Nós aprendemos desde a higienização dos alimentos até a parte de congelamento, além da produção de diversos pratos. É uma ótima oportunidade para se profissionalizar. Quero crescer na área e ser cozinheira, quem sabe ter até o meu próprio negócio”, comentou.


O projeto

A meta do curso é qualificar profissionalmente os participantes, para que se tornem empreendedores, montando pequenos negócios em suas casas para atender a comunidade na área de alimentos ou trabalharem em restaurantes, bares, cantinas e hotéis.

Neste semestre, o projeto é direcionado a pessoas assistidas pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), com a proposta de criar alternativas voltadas a jovens e adultos de baixo nível socioeconômico, para que eles possam se integrar à sociedade e ao mercado de trabalho, com uma verdadeira qualificação profissional.

O projeto é coordenado pelas professoras Fabiane Fabris e Janete Trickes, com auxílio das bolsistas do curso de Nutrição, Tayná Magagnin e Kelly Gaspar, juntamente com a voluntária Heidy Andrade.


Superação

Segundo a professora Fabiane, diversas histórias de superação nasceram no projeto. “Temos relatos de mulheres que estão trabalhando na área e ganhando muito bem. No setor alimentício falta mão de obra qualificada, além da grande rotatividade de funcionários. Também temos uma parceria com o Sine (Sistema Nacional de Emprego) que direciona os participantes às vagas disponíveis na região.

 unnamed (2) unnamed (3) unnamed (4)  unnamed (6) unnamed (7) unnamed (8) unnamed (9) unnamed (10) unnamed (11) unnamed (12) unnamed (13) unnamed (14)

Mayra Lima
Assessoria de Imprensa
Setor de Comunicação Integrada – Unesc
(48) 9645-1965 | 3431-2547

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *