Livro- Dom Quixote de La Mancha (Segunda parte)

Livro- Dom Quixote de La Mancha (Segunda parte)

D-Quixote-de-La-Mancha-Vol-2
Mas o cavaleiro e seu escudeiro empreendem uma terceira saída. Nessa viagem, que chega até Aragão e Catalunha, serão vítimas de diversas trapaças.

Assim, na corte de alguns duques, Sancho é enganado ao ganhar a falsa ilha de Barataria; vendando-lhe os olhos, fazem com que ele acredite que está viajando com Dom Quixote e montado em Clavilenho, um fabuloso cavalo voador.

Enquanto na primeira parte, as aventuras do romance são motivadas pela fantasia de Dom Quixote, que com sua imaginação transforma a realidade. Na segunda, essa transformação é levada a cabo sobretudo pelas demais personagens, que inventam histórias fantásticas para enganar o cavaleiro.

Dom Quixote, que não deixa de acreditar em suas fantasias, já não é vítima do engano de seus sentidos e percebe a realidade como ela é, ainda que não dê crédito a essas percepções. Quando vê a triste e rotineira realidade, pensa que feiticeiros o encantaram.

O bacharel Sansão Carrasco, amigo da família de Dom Quixote, propõe-se a difícil tarefa de fazer o fidalgo retornar à sua aldeia. Disfarçado de Cavaleiro da Lua Branca, vence-o em Barcelona e o impõe a pena de fazê-lo retornar ao seu povoado. Ali, Dom Quixote sente que sua morte está próxima e faz um testamento. Antes de morrer, recupera o juízo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *