Maggiofest celebra aniversário de Morro da Fumaça

Maggiofest celebra aniversário de Morro da Fumaça

Evento começa na noite desta sexta-feira, 18, e segue até domingo, 20, data em que o município comemora 56 anos de emancipação político-administrativa

Morro da Fumaça inicia nesta sexta-feira, 18, a Maggiofest para celebrar os 56 anos de emancipação-político administrativa do município. O evento, que tem abertura marcada para as 19h30min e com programação voltada à família, acontece em uma estrutura de mais de mil metros quadrados montada no Centro da cidade.

O primeiro dia será marcado pelo tradicional tombo da polenta com os Amici Della Polenta, de Urussanga. O típico prato italiano será servido gratuitamente ao público a partir das 20h30min. Na sequência, shows de artistas da região animam o evento. “Nos preocupamos em criar uma programação voltada às famílias. Teremos diversas atrações regionais e também o envolvimento das escolas do município”, conta o diretor de Esporte e Turismo, Carlos Sweder de Rochi.

A partir da noite desta quinta-feira, 17, o fast food já começa a funcionar. Além disso, agricultores familiares da cooperativa da cidade, a Olaria das Artes, entre outros estarão com os estandes montados.

O sábado, 19, começa com a abertura de exposições a partir das 8h30min. Apresentações culturais, como grupos de dança se apresentam no decorrer do dia. “Queremos criar uma marca para a nossa cidade. A Maggiofest foi criada em 2010 e chega a quarta edição, a primeira que nós realizamos”, enfatiza o prefeito Noi Coral.

Dia do aniversário

Às 9h de domingo, a Paróquia São Roque recebe a Missa de Ação de Graças pela passagem dos 56 anos de emancipação de Morro da Fumaça, seguido de almoço no salão paroquial, promovido pelo Lions Clube e que terá a verba revertida para a construção do Centro do Idoso. O vice-prefeito Eduardo Guollo lembra que o mês de maio está na história dos fumacenses. “É um mês que nos faz voltar às origens, mostrando onde tudo começou e a Maggiosfest volta para abrilhantar ainda mais isto e reforçar o nosso vínculo com as origens”, ressalta.

Às 15h, é a vez da apresentação da Dona Maricotinha, em homenagem às mães pela passagem do seu dia.

Casa da Nona é outra atração

Outra atração presente durante os três dias de evento é a Casa da Nona, uma estrutura montada na Praça Maggiofest que remeterá aos imigrantes italianos.

O local foi preparado pela Coordenação de Assistência Social do Município. A casa, que se torna residência do Papai Noel no Natal e do Coelhinho na Páscoa foi totalmente modificada. Os visitantes poderão ver, além do nono e da nona, réplicas de bois, cavalos, um grande garrafão de vinho, polenta, entre tantas outras coisas que remetem à vida dos colonizadores de Morro da Fumaça, tudo confeccionado com material reciclável. “É a valorização da cultura. Não podemos deixar que a nossa história seja esquecida, mas sim deixar este legado para os nossos filhos, e incentivá-los a buscar conhecer a nossa história”, enfatiza a coordenadora de Assistência Social, Rosangela Pagnan Maragno, a Danda.

Serviço:

O que: Maggiofest

Quando: 18 a 20 de maio

Onde: Morro da Fumaça

Quanto: entrada franca

Programação da Maggiofest 2018

 

Sexta-feira (18/05)

 

19h30min – Cerimonial de abertura com a presença de autoridades.

20h30min – Tombo da polenta com o grupo Amici Della Polenta (será servido polenta com recheio gratuito ao público presente).

20h45min – Apresentação de João Gabriel.

22h30min – Show com Yonara & Jardel (entrada franca).

Sábado (19/05)

8h30min – Abertura das atividades e exposições, brinquedos para as crianças gratuitas.

9h – Programa Festa Sertaneja com Rosinei e Rozemar da Rádio Marconi.

12h15min – Banda de pop rock Suíte Master’s.

18h – Apresentações culturais das escolas municipais de Morro da Fumaça.

20h – Apresentação do Grupo de Dança Italiana.

20h30min – Apresentação do Grupo de Dança Polonesa.

21h – Apresentação do Grupo de Dança Portuguesa.

22h – Show com Elton e Everton (entrada franca).

Domingo (20/05) – Aniversário de Morro da Fumaça

9h – Santa Missa na Paróquia São Roque em ação de graças aos 56 anos de emancipação político-administrativa de Morro da Fumaça. Animação do Grupo Va Pensiero.

12h – Almoço no salão paroquial com venda de ingressos.

15h – Apresentação Dona Maricotinha na praça Maggiofest (aberto ao público).

16h30min – Baile da 3ª idade e corte do bolo em comemoração ao aniversário de Morro da Fumaça.

18h – Encerramento da Maggiofest.

Durante toda a festa haverá exposições, praça de alimentação e atrações culturais.

Marciano Bortolin

?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *