Morro da Fumaça recebe nova ambulância

Morro da Fumaça recebe nova ambulância

 

Município possui apenas um veículo do tipo com cerca de 20 anos de uso

Morro da Fumaça é uma das seis cidades da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) contempladas pelo Governo do Estado com uma ambulância zero quilômetro. O veículo foi doado através do Fundo Catarinense de Apoio à Saúde (Investsaúde) e foi recebida pelo vereador Miguel Zaccaron Darolt (PSD). “Eu tinha algumas prioridades quando assumi a Secretaria de Saúde, em 2013 e uma delas era a conquista de uma nova ambulância, já que a utilizada pelo município atualmente tem cerca de 20 anos”, enfatiza Darolt.

Com a aquisição do novo equipamento, o atual veículo do município deverá ficar à disposição da população do distrito de Estação Cocal. “O Conselho Local de Saúde sempre nos pediu uma ambulância que atendesse a comunidade do distrito em sistema de plantão, mas como só tínhamos uma, isso se tornava inviável”, diz.

A entrega foi feita pelo governador Raimundo Colombo (PSD), pelo vice Eduardo Moreira (PMDB) e pelo secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinübing (PSD), em evento realizado em Florianópolis. Ao todo foram distribuídas 79 novas ambulâncias para 77 prefeituras de diferentes regiões do Estado. O valor de cada uma é de R$ 137,8 mil, o que na soma das 79 unidades representa R$ 10,9 milhões em investimentos.

Conquistas

Darolt, que neste ano deixou a Secretaria de Saúde de Morro da Fumaça para retornar ao Legislativo, lembra que levou o pedido ao secretário de Estado da Saúde em 2015. “Na época apresentei duas prioridades, uma era a ambulância e a outra era um aparelho de ultrassom. Felizmente conseguimos os dois. O aparelho, inclusive já está em funcionamento. São equipamentos que vêm para contribuir com a população fumacense”, comenta.

Melhoria dos atendimentos

Depender somente de uma ambulância, ainda mais com tantos anos de uso dava muita dor de cabeça, segundo Darolt. “Na verdade é um veículo adaptado, incompleto. Sempre passamos muitas dificuldades, apesar de ter o Samu e o Corpo de Bombeiros que nos apoiam frequentemente. Mas muitas vezes eles estão em ocorrências, o que nos deixa desguarnecidos. A ambulância é muito importante na hora da emergência, mas já aconteceu de ela estar quebrada, na oficina e a gente passava muitas dificuldades por isso. O povo fumacense merece ser bem atendido, e este veículo chega para isto”, conclui o vereador.

Além de Darolt, ainda representaram o município no evento, o vereador eleito, Dilânio Sartor (PSD) e o gerente regional de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Agricultura da ADR de Criciúma, Roque Salvan (PSD).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *