POLÍTICA É COISA QUE SE DISCUTE, MAS SEMPRE COM MODERAÇÃO!

POLÍTICA É COISA QUE SE DISCUTE, MAS SEMPRE COM MODERAÇÃO!

Olá amigos!

Para começar meu comentário de hoje, peço aos leitores que se possível façam internamente uma análise crítica, mas sincera e com muita calma sobre o assunto de hoje. Tenho a compreensão de que falar de política em dias atuais, onde as pessoas estão intolerantes, incompreensivas, insensíveis e até mesmo agressivas umas com as outras é complicado, no entanto, é preciso debater com muita calma esta questão. Esse tipo de violência parece que se tornou rotineira nos dias atuais, principalmente nas redes sociais.

Talvez o que mais esteja influenciando as pessoas a se comportarem dessa forma seja a rotina estendida de atividades diárias as quais estamos submetidos, não sobrando tempo para discutir com calma a conjuntura política, e quando chega o período eleitoral ou paramos para discutir política, todos acreditam ser donos da verdade, assumindo um papel com tendências partidárias, sendo que para muitas pessoas, todos os demais que detém opinião diferente da sua se tornam idiotas e inimigos.

Amigos, vizinhos ou familiares se tornam alvos de palavrões violentos, e às vezes, após as discussões, partem para violência física.

IMG_3744

ENTRANDO NO ASSUNTO!

A Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça já há algum tempo vem desenvolvendo ações importantes de sua responsabilidade, e isso é bom!

Como já comentei em textos anteriores, a Câmara de Vereadores vem propondo realizar mudanças internas, mais profundas. Podemos até comentar que estas mudanças, para melhor, têm a ver também com as manifestações populares por parte de munícipes que já há algum tempo vem revezando sua participação na câmara, fiscalizando e propondo ações de melhorias. Isso é graças a muitos munícipes que se propuseram a fiscalizar de perto e exigir dos vereadores atuações mais responsáveis no cumprimento da legislação e de contra-partida á o entendimento dos vereadores que atende as reclamações comunitárias. Essa atitude deve ser motivo de aplausos por parte de cada um de nós, fumacenses, pois foi decisiva para que o legislativo voltasse seu olhar com mais atenção aos apelos comunitários.

Nos dias de hoje podemos ver vereadores mais vezes nas ruas, conversando e ouvindo a população.

Também estamos presenciando a Câmara de Vereadores aprovando projetos importantes, como o pedido de grande valor financeiro do executivo, o empréstimo de mais de 10 milhões para infraestrutura do município, além de outros projetos que chegam na casa legislativa. Lembre-se, se a câmara não aprova os projetos, a prefeitura não os realiza!

Além das ações importantes acima citadas, um ponto de extrema importância que deve ser observado pela população é o Portal da Transparência do legislativo. Lá os munícipes podem acompanhar a receita e as despesas, basta você acessar o portal da Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça e procurar o link de acesso ao Portal da Transparência. É bem verdade que muitas vezes, devido a nossa falta de conhecimento em relação a contabilidade, temos um pouco de dificuldade devido a complexidade dos números e palavras técnicas que a lei exige. No entanto, no geral podemos entender como vem se comportando a câmara de Morro da Fumaça. Você também encontra boletins informativos mensais de prestação de contas fixados no mural da câmara, e nos arquivos internos onde todos os vereadores também tem acesso.

Em relação a mídia, a Câmara de Vereadores é obrigada a publicar suas ações, seja no Diário Oficial ou em mídia de circulação local.

Ora, seria leviano um órgão público fazer as publicações de seu governo em mídia onde ninguém tem acesso!

O Diário Oficial foi criado para que organismos e pessoas técnicas possam ser informadas, e não a população comum!

Os pagadores de impostos acessam mídias populares como a televisão, as rádios, os canais de interação como o Facebook, os jornais escritos de circulação local, etc. É ali que os órgãos públicos devem investir, observando sempre o que dizem as leis, pois fora disso é politicagem, é conversa fiada.

Outro ponto que chama a atenção dos fumacenses é o esforço que os vereadores vêm fazendo em relação a economia nos gastos internos e a devolução de valores significativos ao executivo. Já foram devolvidos 300 mil reais, e até o final de dezembro serão devolvidos 650 mil reais aos cofres do município.

Porém há uma coisa que tem me deixado encucado.

Ainda não estou entendendo uma coisa: com todas as boas ações que vem sendo realizadas na Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça, e que foram realizadas no passado, onde todos os legisladores fazem parte da mesa diretora e tudo é minuciosamente discutido e aprovado; porque ao longo dos anos observa-se vereadores que pedem explicações nos dias de sessão, já que foram eles mesmos que aprovaram os itens em questão?

Será que muitos vereadores, no decorrer dos anos e em diversos municípios do Brasil, estavam realmente prestando atenção no que faziam nas comissões ou isso é apenas uma nova forma de fazer política que nós ainda não conhecemos?

Vamos todos pensar nisso e seguir em frente!

Beto Madeira.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *