PROGRAMA ESPECIAL DE NATAL “APRENDENDO A SER”

PROGRAMA ESPECIAL DE NATAL “APRENDENDO A SER”

IMG_0661

Nesta sexta-feira, 14 de dezembro, as apresentadoras Giani Soethe e Lenise Paraizo receberam no estúdio da TVRsul o Terno de Reis São Sebastião de Morro da Fumaça, no Programa Aprendendo a Ser. O trio de cantores, Zé, Noli e Maneca, foram entrevistados pelas apresentadoras e entre uma pergunta e outra, mesmos cantavam melodias de reis. De acordo com Lenise, essa cultura não é conhecida onde nasceu. “Nunca tinha ouvido falar em Terno de Reis e pela primeira vez estou conhecendo essa tradição açoriana. Acho que em Minas Gerais essa cultura não é bem conhecida, mas adorei conhecer”, disse Lenise. Na verdade, Lenise veio morar em Santa Cataria há apenas cinco anos e muito de nossos costumes a mesma ainda desconhece.

IMG_0662

Já para Giani o Terno de Reis é bem conhecido. “Nos tempos de infância a minha família recebia as cantorias de reis lá em casa. Gosto muito dessa cultura e é bem popular por aqui”, comentou a apresentadora.

IMG_0656

Os três irmãos cantores falaram um pouco da história do grupo, que foi criado por seu pai, Zequinha Campos, há 55 anos atrás. Também falaram que a agenda das cantorias é bastante extensa. “Sempre iniciamos nossas atividades no início do período natalino e deveríamos encerrar dia 6 de janeiro, como manda o calendário de reis. Porém,  como os convites são muitos, cantamos quase o ano inteiro”, disse Zé.

IMG_0664

Logo após a entrevista o grupo de reis seguiu para cumprir uma agenda, e as apresentadoras, que estavam acompanhadas com seus esposos, foram jantar na lanchonete Stylu’s Lanches, em Morro da Fumaça.

IMG_0676

Texto e fotos: Redação TVRsul

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *