Projeto em Florianópolis incentiva visitas virtuais a museus do mundo

arte

Um interessante projeto artístico convida moradores da Grande Florianópolis e região a fazer visitas virtuais pelos principais museus do mundo. O Projeto Floripa Interativa Museus Virtuais é promovido pela Fundação Certi e pelo Instituto Maratona Cultural, e é articulado através do Google Art Project, uma iniciativa do Google que proporciona a visão 360° de museus e galerias através da internet.

A visitação aos museus virtuais é guiada por um arte-educador, que repassa aos visitantes os conhecimentos perante as obras, e os projetores reproduzem imagens dos ambientes retiradas da internet em um tela de 9 metros de comprimento e 4 metros de altura.

Inicialmente o projeto é voltado para grupos escolares, e a visita tem duração aproximada de uma hora. O roteiro é chamado de “Musas da Arte Clássica”, que passa pelo museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia e pela Galeria Uffizi, em Florença, na Itália.

O guia explica a história das obras, dos artistas e das técnicas utilizadas para pintar e esculpir, ou seja, detalha e contextualiza as obras artísticas. “Para fazer uma viagem como esta e conhecer pessoalmente esses museus não é fácil. A amplitude que o projeto proporciona, o acesso a arte e a cultura, compreender um pouco mais, isso é muito interessante”, afirmou Claúdio Toscan Júnior, educador e curador do projeto interativo.

Andrei Paiva, estudante que realizou o tour virtual e que comecou jovem a fazer pinturas em óleo, afirma que a experiência fomentou ainda mais seu gosto pela arte; “ver obras de outras pessoas me inspirou a continuar fazendo arte”, relatou.

O projeto ocorre Parque Sapiens, localizado no Norte da capital catarinense. As escolas podem agendar as visitas pelo telefone 48 3261 2845 ou pelo site do projeto Floripa Interativa.

Fonte: G1 Santa Catarina

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *