Safra de grãos deve ser 1,9% superior a de 2018, estima IBGE

Cereais, leguminosas e oleaginosas devem ter uma safra 1,9% maior neste ano em comparação com o ano passado, o que representa uma produção de 230,7 milhões de toneladas. A estimativa foi divulgada nesta terça-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A expectativa do órgão é que a colheita de grãos seja a segunda maior da história, atrás apenas do recorde de 2017, quando a produção atingiu um recorde de 240,6 milhões de toneladas.

Em 2019, a área de colheita deve ser 2% superior ao registrado no ano passado, totalizando 62,1 milhões de hectares. Segundo o levantamento, produtos como o arroz, milho e a soja devem ser os itens com maior crescimento na safra deste ano.

Pesquisas alinhadas

As estimativas do IBGE estão alinhadas com os números divulgados nesta terça pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que prevê uma safra de grãos de aproximadamente 234,1 milhões de toneladas neste ano, um crescimento de 2,8% em relação a 2018. A área plantada está estimada em 62,6 milhões de hectares.

Fonte: Governo do Brasil, com informações do IBGE e Conab

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *