Suicídio entre jovens ainda é quarta causa de morte no Brasil e Santa Catarina possui a segunda maior taxa de suicídios no país

Suicídio entre jovens ainda é quarta causa de morte no Brasil e Santa Catarina possui a segunda maior taxa de suicídios no país

Palestra gratuita e aberta para o público em geral abordará principalmente o suicídio na infância, adolescência e adultos jovens no dia 14 no Ministério Público de SC.

O suicídio aumentou gradativamente no Brasil entre 2000 e 2016: foi de 6.780 para 11.736, uma alta de 73% nesse período. As maiores taxas de crescimento foram registradas entre jovens e idosos, do acordo com o Ministério da Saúde. Esse estudo mostra ainda um aumento das tentativas de suicídio de mais de 200%, a maioria na faixa etária de 10-39 anos e na região Sudeste e Sul do país. As maiores taxas de óbitos por suicídio foram registradas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

No mundo, o suicídio acomete mais de 800 mil pessoas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). É a segunda causa de morte no mundo entre jovens de 15 a 29 anos — a primeira é a violência.

Já no Brasil, em 2015, o suicídio foi a quarta causa de morte nessa mesma faixa etária, ficando atrás de violência e acidente de trânsito, de acordo com os dados do Ministério da Saúde.

Para falar abertamente sobre suicídio entre jovens, o Ministério Público de Santa Catarina abrirá as portas no dia 14 de setembro para falar sobre a relação entre jovens e redes sociais. Este será o tema central e terá como público-alvo pais, filhos e educadores. As inscrições são gratuitas e limitadas e podem ser feitas pelo link: http://portal.mp.sc.gov.br/portal/webforms/sic/externo.aspx?curso=611804

Sobre as palestras:

A psicóloga Renata Neres vai falar sobre “primeira infância: riscos e prevenção”. Já a pediatra e hebiatra Catarina Costa Marques vai trabalhar o tema “Saúde Mental na adolescência”. Completa o ciclo de palestras a psiquiatra Sandra Paula da Silva vai falar sobre “Juventude e mente: vivendo e comunicando-se com menos preconceito”.

Serviço:

O que: Palestra sobre “Doenças mentais: falar para prevenir, conhecer para tratar”.

Quando: 14/09

Horário: 13h às 17h30

Onde: no auditório da Sede do MPSC, Rua Bocaiúva, número 1750.

Alessandra Lima

Assessora de Impressa

+ 55 (48) 9 9996-5640 | + 55 (48) 3223-4647

alessandra@apoiocomunicacao.com.br

www.apoiocomunicacao.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *