Tradições trazem encanto à colheita da uva

Tradições trazem encanto à colheita da uva

O perfume que invade os parreirais e a mudança na coloração dos cachos são sinais que avisam a chegada do tempo de colheita na região Vales da Uva Goethe, no Sul de Santa Catarina. Enquanto produtores acompanham a maturação gradativa das uvas, os turistas aguardam ansiosos pelo momento de vivenciar experiências singulares durante a 12ª Vindima Goethe, que acontece na cidade de Urussanga entre 17 de janeiro e 2 de fevereiro.

Uva Goethe - Fotógrafo Henry Goulart (3) (1)

E a tradição do cultivo desta rara variedade há mais de 120 anos também reserva surpresas aos visitantes dentro das vinícolas, como o ritual da pisa das uvas. O ato atualmente é apenas simbólico e consiste no esmagamento dos cachos com os pés dentro de pequenas tinas de madeira. Mediante reserva, os turistas podem participar desta e de outras experiências como a colheita, gastronomia típica e degustação de vinhos na Vigna Mazon.

Outros atrativos serão proporcionados aos visitantes como, por exemplo, o Merendim, na vinícola Trevisol, contemplando cesta com lanche típico colonial e degustação de vinhos em meio à paisagem rural e histórica, e o Sunset, na vinícola Casa Del Nonno, com apreciação do pôr do sol, música ao vivo, tábuas de frios e vinhos, além da possibilidade de acompanhar o processo industrial do esmagamento de uvas na vinícola De Noni, a primeira etapa de elaboração de vinhos.

Exposições e manifestações artísticas, venda de artesanatos e produtos coloniais, passeio de trem, entre outras atividades integram a programação da 12ª Vindima Goethe, uma realização da Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe) em parceria com a Prefeitura de Urussanga, por meio do Departamento de Cultura e Turismo, e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).

O território Vales da Uva Goethe compreende os municípios de Urussanga, Pedras Grandes, Cocal do Sul, Morro da Fumaça, Treze de Maio, Orleans, Nova Veneza e Içara. A Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe) reúne a cadeia produtiva.

CONTATOS PARA ENTREVISTAS:

Gilmar Trevisol – Presidente da Associação ProGoethe – (48) 3465-2813 | 99628.1616

Sérgio Luiz Maccari Junior – Diretor de Turismo de Urussanga – (48) 3465-1313 | (48) 99951-3908

Eliana Maria Maccari

Colheita da uva goethe na Vigna Mazon Espumante Salada - tilápia - risoto - Restaurante Longarone Uva Goethe - Fotógrafo Henry Goulart (3) (1) VG 19- (1) Vindima 2019 (2) (1) Vindima Goethe 1 (1) Vindima Goethe 2018 - janeiro (2) Vindima Goethe 2018 - janeiro (3)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *